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Mensagem por Thales Sáb 10 Set 2011 - 13:38

1 - Tudo em maiúsculo ou em minúsculo rapidamente:



Se você precisa deixar uma palavra, uma frase ou, ainda, um parágrafo
todo em letras maiúsculas, não precisa digitar tudo novamente.
Basta selecionar a palavra, a frase ou o parágrafo, e pressionar
as teclas Shift e F3 ao mesmo tempo. Se quiser que o texto
volte a ficar com letras minúsculas, pressione Shift e F3
novamente. Se você repetir esse procedimento pela terceira vez,
apenas a primeira letra da palavra ou da frase ficará maiúscula.


2 - Evite que palavras se separem no final da linha



Muitas vezes você está trabalhando em um documento e percebe
que um certo conjunto de palavras ficaria melhor se estivesse na mesma
linha. Por exemplo, suponha que você necessite manter o nome Ayrton
Senna
sempre junto. Para isso, escreva a palavra Ayrton, pressione
ao mesmo tempo as teclas Ctrl, Shift e Espaço
e, por fim, digite Senna. Repare agora que Ayrton Senna
ficará sempre junto, como se fosse uma palavra só. Se esse
nome não couber inteiro no final da linha, ambas as palavras irão
para a linha seguinte.


3 - Gere rapidamente um texto para testes



Você precisa fazer testes de formatação, de impressão
ou qualquer outro que necessite de um texto? Então faça
o Word criar esse texto automaticamente. Para isso, abra o programa, digite
a instrução abaixo e, em seguida, pressione Enter:


=rand(x, y)


Onde x indica a quantidade de parágrafos que o texto
deve ter, e y indica a quantidade de frases em cada parágrafo.
Por exemplo, se você quer um texto com 2 parágrafos e 4 frases
em cada um, basta digita =rand(2,4). Na versão 2003 do Word
em português do [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], a frase utilizada é "A ligeira
raposa marrom ataca o cão preguiçoso". Por sua vez,
a versão 2007 do programa aplica os textos disponíveis em
seus arquivos de ajuda.


4 - Aumente ou diminua o tamanho de uma fonte rapidamente



Se você precisa aumentar ou diminuir o tamanho da fonte de uma
palavra ou de uma frase, não precisa acessar os recursos de formatação
para isso. Basta selecionar a palavra ou a frase desejada e pressionar,
ao mesmo tempo, os botões:


Ctrl e ] para aumentar a fonte
Ctrl e [ para diminuir a fonte


5 - Saiba a quantidade de palavras e letras de seu texto



Se, por algum motivo, você precisa saber a quantidade de palavras
ou de letras que seu texto tem, basta fazer o seguinte:


- No Word 2003, vá ao menu Ferramentas
e [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] na opção Contar palavras;


- No Word 2007, clique na aba Revisão
e, em seguida, no botão Contar palavras.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Note que, com esse procedimento, o Word exibirá uma janela que
informa a quantidade de páginas, a quantidade de caracteres (com
e sem espaço), a quantidade de parágrafos e a quantidade
de linhas. Se você precisa que apenas as informações
de um trecho do texto sejam exibidas, basta selecioná-lo e repetir
o procedimento. Ao fazer isso, o recurso Contar
palavras
mostrará apenas os dados do trecho selecionado.


6 - Use as sugestões de sinônimos do Word



Você está elaborando um texto e percebe que uma determinada
palavra já foi utilizada naquela frase ou não se encaixa
no contexto. Se você não se lembra de nenhuma outra palavra
que possa substituí-la, tente utilizar as sugestões dadas
pelo próprio Word. Para isso, clique com o botão direito
do mouse sob a palavra que deseja substituir e, no menu que surgir, escolha
uma palavra que aparece na opção Sinônimos.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


7 - Insira símbolos e caracteres especiais



Você precisa inserir o símbolo da moeda euro em seu
texto? Ou, ainda, uma seta, o sinal de desigualdade, o símbolo
de copyright, caracteres gregos, entre outros? No Word isso é
fácil:


- Na versão 2003 do programa, vá ao menu Inserir,
escolha a opção Símbolo
e, na caixa que surgir, escolha o símbolo ou o caractere desejado.
Clique no menu Subconjunto para escolher
a categoria do caractere desejado;


- No Word 2007, vá à aba Inserir,
localize e clique no botão Símbolo.
Ao fazer isso, o Word mostrará uma pequena lista com os caracteres
mais comuns. Para acessar a caixa que exibe todo os caracteres, clique
em Mais símbolos.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Em ambos os casos, após selecionar o caractere desejado, clique
no botão Inserir.


8 - Impressão: reduza para caber



Você quer imprimir um texto, mas percebe que a última página
contém apenas algumas poucas linhas. Além de ser um desperdício,
entregar um documento impresso com a última página quase
toda em branco pode ser deselegante. Ao lidar com um problema como esse,
faça uso do recurso Reduzir para caber
do Word:


- No Word 2003, vá em Arquivo e clique
em Visualizar impressão. Na tela de
visualização do arquivo, clique no botão Reduzir
para caber
. Note que o pequeno texto que estava na última
página foi para a página anterior;


- No Word 2007, clique no botão Office
(o botão redondo no canto superior esquerdo do programa), vá
à opção Imprimir e escolha
Visualização de impressão.
Na tela que surgir, procure e clique no botão Reduzir
uma página
.


9 - Recupere arquivos danificados



Quem é que nunca se deparou com um arquivo do Word danificado
ao ponto de não abrir corretamente ou sequer abrir? Se isso acontecer
com você, saiba que há um meio de tentar recuperar o arquivo.
Para isso, abra o Word vazio, isto é, sem nenhum arquivo aberto
nele. Em seguida, vá ao menu Arquivo
e clique em Abrir (na versão 2007,
menu Office, opção Abrir).
Na janela que surgir, procure pelo arquivo danificado e selecione-o. Em
seguida, clique na pequena seta localizada ao lado do botão Abrir
e escolha a opção Abrir e reparar.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Esse procedimento é suficiente para recuperar um arquivo danificado,
mas é importante frisar que nem sempre funciona.


10 - Use grades para posicionar objetos



Se você precisa posicionar imagens ou outros itens com precisão
nas páginas de um documento, talvez o recurso de grades lhe ajude
nessa tarefa. Para exibir grades no Word 2007, basta ir à aba Exibição
e clicar na opção Linhas de Grade.


No Word 2003, esse procedimento é um pouco mais trabalhoso: em
primeiro lugar, é necessário que o menu Desenho
esteja sendo exibido (geralmente ele é posicionado na parte inferior
do Word). Se esse menu não estiver aparecendo, clique com o botão
direito do mouse sob qualquer ponto dos menus superiores e escolha a opção
Desenho. Se preferir, vá ao menu Exibir,
escolha Barras de ferramentas e, por fim,
clique em Desenho. Quando esse menu estiver
aparecendo, clique no botão Desenhar
e procure o item Grade. Na caixa que surgir,
clique no item Exibir linhas
de grade na tela
e clique em Ok.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Note que o Word mostrará uma grade que ajuda a posicionar itens
no texto. Para a grade sumir, basta desfazer o procedimento.


11 - Repita a última ação com um botão



Suponha que você alterou a cor e o tamanho da fonte de um parágrafo.
Se logo em seguida você quiser aplicar essa mesma formatação
em um outro trecho do texto, basta selecioná-lo e pressionar a
tecla F4. Esse procedimento faz com que o Word repita a última
ação realizada, portanto funciona com outros recursos além
dos de formatação.


12 - Cole textos sem formatação



Você encontrou um texto interessante na internet, mas ao colá-lo
em seu documento do Word, notou que ele veio com tabelas, figuras e formatações
que bagunçam o trabalho. Para evitar que isso aconteça,
copie o texto e:


- No Word 2003, vá ao menu Editar,
escolha Colar Especial e selecione a opção
Texto não formatado;


- No Word 2007, vá à aba Início,
clique no botão Colar, selecione o
item Colar Especial e, por fim, escolha Texto
não formatado
.


Executando esse procedimento, o texto será inserido no Word "puro",
isto é, sem formatação ou outros elementos que possam
atrapalhar o layout do documento.


13 - Insira marcas d'água rapidamente



Muitas vezes é necessário inserir uma marca d'água
no documento com dizeres como "minuta", "confidencial",
"rascunho", "exemplo", entre outros. No Word, isso
é fácil:


- No Word 2007, vá à aba Layout de
Página
e clique no botão Marca
D'água
. Ao fazer isso, o programa mostrará várias
marcas d'água pré-prontas. Basta selecionar a desejada,
e ela aparecerá em todas as páginas de seu documento. Se
quiser mudar a palavra, alterar sua posição ou, ainda, inserir
uma imagem, basta clicar no botão Marca D'água
e, em seguida, escolher Personalizar Marca D'água;


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


- Na versão 2003 do Word, basta ir ao menu Formatar,
escolher Plano de fundo e, por fim, clicar
no botão Marca d'água impressa.
Note que, na caixa que surgir, é possível escolher uma palavra
para servir de marca, alterar sua formatação e sua posição
(horizontal ou diagonal) ou selecionar uma imagem.


14 - Data ou hora atualizada automaticamente



Suponha que você tenha um modelo de carta que envia a cada novo
cliente de sua empresa. O problema é que, nesse documento, você
sempre precisa inserir a data atual. Mas, e se você esquecer de
atualizar essa informação? Para evitar situações
como essa, use a opção de atualização automática
de data e hora do Word. Para isso:


- No Word 2007, vá à aba Inserir
e clique no botão Data e hora. Na
janela que surgir, escolha o formato de data ou hora desejado, assim como
o idioma. Por fim, marque a caixa Atualizar automaticamente
(se essa caixa não for marcada, o Word simplesmente inserirá
a data atual, mas não a atualizará) e clique em Ok;


- No Word 2003, clique no menu Inserir e
escolha Data e hora. Escolha o formato de
data desejado, altere o idioma, se necessário, e marque Atualizar
automaticamente
. Por fim, clique em Ok.


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15 - Remova a formatação do texto



Precisa remover a formatação de um trecho de seu texto?
É fácil: selecione o trecho e pressione as teclas Ctrl
e Espaço ao mesmo tempo. Se quiser remover a formatação
de todo o documento, pressione os botões Ctrl e T
ao mesmo tempo e repita o procedimento anterior.


16 - Defina outra fonte como padrão



Se você é acostumado a usar uma fonte diferente da que o
Word aplica como padrão quando um arquivo é criado, faça
com que a fonte padrão seja outra. Para isso:


- No Word 2003, clique em Formatar e escolha
Fonte. Na janela que abrir, selecione a fonte
desejada, clique no botão Padrão
e, depois, em Ok;


- No Word 2007, vá à aba Início
e clique no símbolo localizado na parte inferior direita da caixa
Fonte. Na caixa que surgir, escolha a fonte
que quiser, clique em Padrão e, por
fim, em Ok.


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17 - Imprima mais de uma página por folha



Sabia que é possível imprimir mais de uma página
por folha no Word? Para isso, vá ao menu Office,
escolha Imprmir e, depois, Impressão
(no Word 2003, vá ao menu Arquivo
e clique em Imprimir). Na caixa de impressão
que abrir, vá à divisão Zoom
e escolha quantas páginas por folha você quer imprimir.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


18 - Passe um parágrafo para cima ou para baixo rapidamente



Você está organizando um documento e descobre que precisa
mover um parágrafo para cima. O jeito é recortar e colar,
não? Na verdade, há uma maneira mais fácil: selecione
o parágrafo ou o trecho do texto desejado e pressione ao mesmo
tempo as teclas Shift, Alt e seta para cima. Se o
parágrafo precisa ser movido para baixo, basta repetir o procedimento,
porém utilizando a tecla de seta para baixo do teclado.
Esse recurso também funciona para movimentar linhas em tabelas.


19 - Seleção avançada de texto



Quando um texto é selecionado no Word, esse processo é
feito da esquerda para a direita, "pegando" cada linha de ponta
a ponta. Mas, e se você quiser selecionar um trecho a partir do
centro da tela até o seu final, à direita (ver imagem abaixo)?
Fazer isso é fácil: mantenha pressionada a tecla Alt
em seu teclado e clique no ponto de origem da seleção. Em
seguida, mova o mouse na direção da seleção
a ser feita.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Note na imagem acima que apenas a metade direita do texto foi selecionada.
Ao fazer isso em seu texto, você pode pressionar os botões
Ctrl e C ao mesmo tempo para copiar o conteúdo.
Veja que somente o trecho selecionado será copiado:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


20 - Abra arquivos do Word 2007 no Word 2003



O Word 2007 abre sem dificuldades arquivos das edições
2003 e anteriores, mas o contrário não acontece - o Word
2003 não consegue abrir arquivos do Word 2007 (cuja extensão
é .docx). Para resolver esse problema, basta instalar um

conversor oferecido gratuitamente pela Microsoft
. Depois de instalado, o próprio
Word 2003 fará a conversão do arquivo para um formato que
o programa possa ler.
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