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Dicas: Como restaurar o iPhone sem bagunçar seus aplicativos e pastas
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Dicas: Como restaurar o iPhone sem bagunçar seus aplicativos e pastas
Saiba recuperar as configurações de dispositivos iOS no iTunes e continuar com os apps no lugar certo.
Se você teve que restaurar alguma vez seu dispositivo iOS a partir de
um backup do iTunes – caso, por exemplo, tenha feito um upgrade e
adquirido um novo, ou se ele acabou de voltar do conserto – há uma boa
chance de enfrentar um dos bugs mais chatos do sistema do iOS 4 e do
player da Apple: a organização da tela inicial, feita com tanta
paciência, desaparece.
A maioria dos aplicativos terceirizados não fica mais onde o usuário
havia colocado, enquanto que poucas pastas continuam a existir, e,
mesmos nas sobreviventes, o conteúdo original é alterado.
Esse
bug pode ser causado porque, toda vez que o usuário restaura o iPhone,
iPod touch ou iPad através do iTunes, o player limpa todo o dispositivo,
instala uma nova cópia do software iOS e, por fim, restaura os
conteúdos de mídia e as configurações a partir do backup.
Entretanto, o iTunes oferece dois tipos de recuperação. A primeira,
descrita acima, é acessada ao clicar no botão Restaurar no ícone do
dispositivo, a partir da tela inicial do iTunes.
A outra é menos óbvia, e é alcançada ao clicar com o botão
direito (ou Command+clique) no ícone do iPhone, localizado na barra
lateral do player) e escolhendo a opção Restaurar do Backup. Assim que
cado a janela de diálogo aparecer, o programa irá restaurar somente os
dados e configurações, e não o firmware do dispositivo.
O que o aviso não diz é que os aplicativos terceirizados também
permanecem no iPhone. O truque, então, é fazer o primeiro tipo
restauração, permitindo que o programa sincronize os aplicativos e, após
isso, executar a outra restauração, que não atualiza o firmware, para
que o iTunes cuide da organização dos Apps.
Para fazer isso, siga os passos abaixo:
1.
Conecte seu dispositivo (iPhone, iPad ou iPod touch) ao computador,
selecione-o na barra lateral e clique em Restaurar, localizado na página
principal do iTunes (caso seja um aparelho novo, pule para a próxima
instrução).
2. Quando for solicitado pela janela de Restaurar do
Backup (que, a menos que seja um dispositivo novo, pode demorar da 10 a
15 minutos), escolha o backup mais recente e clique em Restaurar.
3.
Aguarde até o processo terminar e deixe o aparelho começar a
sincronização. Caso o usuário clique na aba de Aplicativos no iTunes
enquanto a sincronização acontece, há grandes chances de ver todos os
apps sendo jogados por diversas telas, saindo da formação original.
4.
Uma vez que o iTunes tenha terminado a sincronização dos apps, você
pode clicar no pequeno “X” no display LCD do player para que ele
interrompa o processo e não sincronize músicas, filmes, e outros
conteúdos. Desde que os aplicativos tenham sido sincronizados, esse
processo pode continuar depois – e os outros conteúdos podem ser
adicionados mais tarde.
5. Dê um Command+clique (ou clique com o
botão direito) no ícone do aparelho, localizado na barra lateral do
programa e escolha Restaurar do Backup.
O segundo tipo de restauração faz o mesmo que a primeira, mas sem atualizar o firmware do dispositivo
6. Na janela de diálogo, escolha o mesmo backup selecionado no passo 2; clique em Restaurar.
7.
Espere até o processo terminar; caso tenha interrompido a sincronização
anterior depois que os apps foram copiados, o iTunes irá reconhecer
primeiro os aplicativos e, ao final, irá sincronizar os arquivos de
mídia.
Depois disso, a tela do dispositivo estará da mesma forma
como foi deixada no último backup. Se o usuário fez alguma alteração na
tela inicial desde a última restauração, é preciso repetir essas ações,
já que o iPhone, iPod touch ou iPad é restaurado exatamente de acordo
com o último backup.
Vale lembrar, então, que o backup do dispositivo deve ser feito com
frequência. Claro que essa dupla restauração pode ser chata, contudo,
até a Apple corrigir o bug, é a única saída para não se perder entre os
aplicativos, ou ter que passar um bom tempo organizando tudo novamente.
Se você teve que restaurar alguma vez seu dispositivo iOS a partir de
um backup do iTunes – caso, por exemplo, tenha feito um upgrade e
adquirido um novo, ou se ele acabou de voltar do conserto – há uma boa
chance de enfrentar um dos bugs mais chatos do sistema do iOS 4 e do
player da Apple: a organização da tela inicial, feita com tanta
paciência, desaparece.
A maioria dos aplicativos terceirizados não fica mais onde o usuário
havia colocado, enquanto que poucas pastas continuam a existir, e,
mesmos nas sobreviventes, o conteúdo original é alterado.
Esse
bug pode ser causado porque, toda vez que o usuário restaura o iPhone,
iPod touch ou iPad através do iTunes, o player limpa todo o dispositivo,
instala uma nova cópia do software iOS e, por fim, restaura os
conteúdos de mídia e as configurações a partir do backup.
Entretanto, o iTunes oferece dois tipos de recuperação. A primeira,
descrita acima, é acessada ao clicar no botão Restaurar no ícone do
dispositivo, a partir da tela inicial do iTunes.
O primeiro tipo de restauração faz um serviço de limpeza completo no aparelho
A outra é menos óbvia, e é alcançada ao clicar com o botão
direito (ou Command+clique) no ícone do iPhone, localizado na barra
lateral do player) e escolhendo a opção Restaurar do Backup. Assim que
cado a janela de diálogo aparecer, o programa irá restaurar somente os
dados e configurações, e não o firmware do dispositivo.
O que o aviso não diz é que os aplicativos terceirizados também
permanecem no iPhone. O truque, então, é fazer o primeiro tipo
restauração, permitindo que o programa sincronize os aplicativos e, após
isso, executar a outra restauração, que não atualiza o firmware, para
que o iTunes cuide da organização dos Apps.
Para fazer isso, siga os passos abaixo:
1.
Conecte seu dispositivo (iPhone, iPad ou iPod touch) ao computador,
selecione-o na barra lateral e clique em Restaurar, localizado na página
principal do iTunes (caso seja um aparelho novo, pule para a próxima
instrução).
2. Quando for solicitado pela janela de Restaurar do
Backup (que, a menos que seja um dispositivo novo, pode demorar da 10 a
15 minutos), escolha o backup mais recente e clique em Restaurar.
3.
Aguarde até o processo terminar e deixe o aparelho começar a
sincronização. Caso o usuário clique na aba de Aplicativos no iTunes
enquanto a sincronização acontece, há grandes chances de ver todos os
apps sendo jogados por diversas telas, saindo da formação original.
4.
Uma vez que o iTunes tenha terminado a sincronização dos apps, você
pode clicar no pequeno “X” no display LCD do player para que ele
interrompa o processo e não sincronize músicas, filmes, e outros
conteúdos. Desde que os aplicativos tenham sido sincronizados, esse
processo pode continuar depois – e os outros conteúdos podem ser
adicionados mais tarde.
5. Dê um Command+clique (ou clique com o
botão direito) no ícone do aparelho, localizado na barra lateral do
programa e escolha Restaurar do Backup.
O segundo tipo de restauração faz o mesmo que a primeira, mas sem atualizar o firmware do dispositivo
6. Na janela de diálogo, escolha o mesmo backup selecionado no passo 2; clique em Restaurar.
7.
Espere até o processo terminar; caso tenha interrompido a sincronização
anterior depois que os apps foram copiados, o iTunes irá reconhecer
primeiro os aplicativos e, ao final, irá sincronizar os arquivos de
mídia.
Depois disso, a tela do dispositivo estará da mesma forma
como foi deixada no último backup. Se o usuário fez alguma alteração na
tela inicial desde a última restauração, é preciso repetir essas ações,
já que o iPhone, iPod touch ou iPad é restaurado exatamente de acordo
com o último backup.
Vale lembrar, então, que o backup do dispositivo deve ser feito com
frequência. Claro que essa dupla restauração pode ser chata, contudo,
até a Apple corrigir o bug, é a única saída para não se perder entre os
aplicativos, ou ter que passar um bom tempo organizando tudo novamente.
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