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iPad: Resolva e entenda os problemas mais comuns

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iPad: Resolva e entenda os problemas mais comuns Empty iPad: Resolva e entenda os problemas mais comuns

Mensagem por Thales Qua 14 Set 2011 - 15:53

A bateria acabou rápido demais? A conexão Wi-Fi não funciona? A tela
congelou? Veja como lidar com obstáculos que podem surgir ao utilizar o
tablet da Apple

Qualquer um que tenha utilizado o iPad por algum
tempo percebe que – como todos os computadores – algumas vezes ele não
faz o que deveria. Pode ser uma tela congelada, superaquecimento do
sistema ou o equipamento se recusando a recarregar. O resultado é sempre
o mesmo: o usuário precisa descobrir o que há de errado com o
dispositivo e, então, fazê-lo voltar ao normal.

Um grande problema é que o iPad não vem com um manual detalhado ou software de
diagnóstico para mostrar o que acontece "dentro do equipamento". O guia
do usuário (que pode ser baixado em PDF) e o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] são bons pontos de partida, mas mesmo esses recursos algumas vezes não são suficientes quando o problema persiste.

Aqui seguem algumas informações para os momentos nos quais o iPad não
funciona corretamente, juntamente com algumas dicas e atalhos para fazer
com que o tablet obedeça de acordo com o que deve ser. Esses pontos são
úteis quando a tela do iPad não responde ou quando há dificuldade ao
sincronizar o tablet com o computador.

Na maioria dos casos, a
solução fica na página de Ajustes do iPad, onde são feitas todas
escolhas em relação à configuração. Há limites, entretanto, a respeito
do que se pode fazer; por exemplo, esqueça possibilidades como trocar a
bateria, adicionar memória ou recalibrar o touchsceen.

Problemas na conexão Wi-Fi

A rede sem fio é a única maneira gratuita de conectar o iPad com o resto
do mundo. Infelizmente, há muitos obstáculos que podem atrapalhar a
conexão. O alcance do Wi-Fi do tablet é mais limitado do que a maioria
dos notebooks – são aproximadamente 20 metros para o iPad, enquanto os
notebooks conseguem pouco mais de 30 metros – então, caso esteja com
problemas, se aproximar do roteador ajuda a estabilizar o sinal.

Se a conexão cai com frequência, tente renovar o DHCP (Dynamic Host
Configuration Protocol); vá em rede Rede (no item Ajustes, Geral),
clique no Wi-Fi e então toque na pequena seta azul do lado direito no
item da rede sem fio que será utilizada; toque no botão Renovar
Concessão para atualizar a conexão com o roteador.

Caso isso não
resolva o problema, use o Endereço IP estático, em vez de DHCP. Crie um
endereço de IP que não esteja sendo usado pelo roteador – você terá o
prefixo 192.168.1.xxx. Geralmente é bom usar um número que esteja perto
do limite do alcance do roteador, para evitar conflito com os endereços
DHCP IP; na página de Ajustes, Geral e na rede escolhida, clique em
Estático e entre o endereço no campo Endereço IP.

Energia

A maiora dos iPad aguenta em torno de oito horas de uso por carga. O seu
não tem chegado nem próximo disso? Há algumas coisas que podem ser
feitas para aumentar a duração da bateria do dispositivo:

- Escureça a tela: vá até Brilho e Imagem de Fundo em Ajustes para
desligar a opção Brilho Automático e então configure o brilho da tela
entre metade e três quartos.

- Desative o Bluetooth: caso não
esteja utilizando um teclado wireless ou alto-falantes, desligue o
Bluetooth na opção Geral da página de Ajustes.

- Desligue o
modem: se não estiver utilizando a conexão 3G (válido para os modelos do
iPad que possuem esse recurso, claro), é possível desativá-la na aba
Celular na página de Ajustes e colocando o interruptor no modo desligado
(quando não aparece o botão azul).

Por que parou?

Algumas
vezes, sem razão aparente, o iPad congela e para de responder ao toque.
Na maioria das vezes, isso é causado por um problema de software, e há
três coisas que podem ajudá-lo a resolver isso:

- Feche o aplicativo ativo, pressionando o botão Home (o redondo) para que o sistema retorne à página inicial.

-Caso isso não funcione, tente reiniciar o software ao segurar o botão
para hibernar (na parte superior), usado para bloquear a tela do
aparelho, por cinco segundos até a barra de energia que desliga o
dispositivo aparecer. Deslize o dedo por ela para desativar o aparelho.
Após isso, segure o botão de hibernar novamente.

- Continua tendo
problemas? É hora de reiniciar o sistema e começar de novo. Desta vez
segure o botão juntoo com o botão Home por uns dez segundos. A tela irá
escurecer e então o logo da Apple irá surgir; depois disso, o iPad deve
iniciar e funcionar bem.

Sem Carga

Uma das reclamações mais comuns a respeito do iPad é que, depois de plugar o
aparelho ao computador via conexão USB, a bateria não é carregada. O
problema é que as portas na maioria dos hubs USB, notebooks menores e
mesmo alguns desktops não possuem energia o suficiente para carregar o
iPad enquanto a tela está ligada. O ícone na bateria bateria no canto
direito superior mostra “Não está carregando”.

Esse é um problema
fácil de resolver. Caso não queria usar o adaptador AC de energia que
vem junto com o tablet, o usuário pode plugar o dispositivo em um hub
USB que esteja ligado à rede elétrica.

Superaquecimento

A bateria de polímero de lítio do iPad é muito sensível a mudanças de
temperatura – não gosta de ambientes mais frios do que 0°C e mais
quentes do que 35°C. Como resultado, caso o usuário fique no sol por
muito tempo, o sistema corre o risco re superaquecer e desliga
automaticamente.

Nesse caso, a única coisa que pode ser feita é
esperar o dispositivo esfriar e então reiniciar o sistema. Em dias mais
quentes, use o iPad na sombra e nunca coloque-o em um local quente, como
no banco traseiro do carro, por exemplo. E caso o usuário tenha saído
de um local muito frio, vale esquentar um pouco o tablet.

Sincronização

Nenhuma iPad é uma ilha; ele precisa periodicamente ser conectado ao computador
para atualizar seu software, carregar novos aplicativos ou receber
novos dados. Porém, até mesmo durante a sincronização o usuário pode
encontrar problemas. A começar pelo fato de que, se o iPad estiver com a
bateria próxima do final, ele não irá se conectar ao computador, então
certifique-se de que ele está carregado.

Se o computador não
reconhecer o iPad, isso resultará no maior obstáculo do processo de
sincronização. A causa na maioria das vezes é o software AMDS (Apple
Mobile Device Support) que faz a ponte entre os dois equipamentos.
Geralmente, reiniciar soluciona o problema. Se estiver sincronizando o
iPad em um PC com Windows, vá ao Painel de Controle, e entre em
Ferramentas Administrativas, Serviços, Apple Mobile Device; clique para
parar e então reinicie o serviço.

Se o problema persistir, talvez seja preciso fazer algo mais complexo: desinstalar e reinstalar o AMDS e
o iTunes do computador. Basta ir ao Painel de Controle e fazer a
desinstalação normalmente; ao baixar e instalar a versão atualizada do
iTunes, o AMDS mais atual estará incluído no pacote.

Para os donos de Mac, a Apple sugere pular o procedimento de reinício e
simplesmente trocar o AMDS. O processo é um pouco mais complicado no
Mac, mas segue o mesmo conceito: livrar-se do AMDS e do iTunes, e,
então, reinstalar esses componentes novamente. Use o Finder do Mac para
localizar o iTunes e coloque-o no Lixo para desinstalá-lo. Na seção
Library Receipts, encontre o arquivo AppleMobileDeviceSupport.pkg e
coloque-o no Lixo. Esvazie a Lixeira e reinicie o sistema; depois disso,
baixe e instale novamente o iTunes. Caso esses procedimentos não
funcionem, então recorra aos documentos de suporte no site da Apple.

Tela não responde corretamente

O touchscreen do iPad é sua principal interface, e é usada com muita
frequência. Por isso, as chances de cedo ou tarde a tela ficar
engordurada ou muito suja o suficientem são muito grandes.

Sendo assim, está na hora da limpeza. Fique longe de produtos abrasivos ou
baseados em amônia, como os "limpa vidros". A melhor escolha nesse caso é
esfregar com cuidado a tela com um papel toalha úmido; outra dica
interessante é manter uma flanela de microfibra por perto para limpar o
visor periodicamente.

Sistema

Uma das características mais úteis a respeito do software do iPad é que toda vez
que o aparelho é sincronizado com o computador, é feito um backup de
todo o sistema. Caso o sistema esteja estranho, tente retornar aos dados
da última sincronização.

Pluge o iPad via cabo USB no
computador e o iTunes deve iniciar automaticamente. Clique no iPad no
canto esquerdo da tela do computador e então vá na aba Resumo. Após
clicar no ícone Restaurar, o aparelho está pronto para receber todos os
dados novamente. Vá na opção Restaurar do último backup para que todas
as músicas, vídeos e aplicativos retornem ao tablet durante a próxima
sincornização.

Se isso não funcionar, vá na opção que coloca nas
configurações de um novo iPad e comece do zero – entretanto, se fizer
isso, o usuário perderá tudo o que foi feito ou comprado desde que o
iPad saiu da loja. Esse processo pode levar alguns minutos ou até meia
hora; note que os ícones agora estão organizados em ordem alfabética (em
vez da ordem em que foram instalados).

Tela preta

Se a tela do iPad escurece depois de cinco minutos de inatividade e nenhum
comando de toque traz o aparelho de volta, provavelmente ele não está
quebrado – só está em repouso para economizar energia, para que a
bateria possa durar mais. Alguns usuários acham isso irritante,
entretanto mudar esse perfil é muito simples: basta ajustar o tempo que a
tela fica ligada antes de ser colocada em repouso.

Na página de Ajustes, vá até Bloqueio Automático e coloque por quanto tempo deseja
que a tela fique acesa antes de apagar – as escolhas variam entre 2, 5,
10 ou 15 minutos. Contudo, é possível desligar essa opção, fazendo com
que a tela fique sempre ligada (o que, obviamente, irá diminuir o tempo
útil da bateria).


Trancado a sete chaves

Tem medo de que o conteúdo do seu iPad caia em mãos erradas caso seja
perdido ou roubado? Você não está sozinho. Como simples medida de
segurança, o usuário pode definir uma senha que precisa ser inserida
para liberar o dispositivo.

Entre em Bloqueio por Código na tela
de Ajustes e toque em Ativar Código no topo da página. Digite uma
combinação de quatro dígitos, confirme e pronto. O problema é que é
preciso inserir a senha toda vez que for preciso tirar o iPad do modo
repouso, porém seus dados estarão seguros.

Para ainda mais
segurança, é possível habilitar a opção Eliminar Dados (localizada na
mesma página) para que o sistema apague todo seu conteúdo após dez
tentativas frustradas de inserir a senha. Certifique-se de que há um
backup no computador para reconstruir os conteúdos do tablet caso sejam
todos eliminados.

Vale lembrar que o serviço Find My iPhone, que
também serve para o iPad, é grauito e permite localizar o equipamento
perdido ou mesmo bloquear e apagar dados a distância.

Caixas de entrada múltiplas

O iPad pode acomodar múltiplas contas de e-mail baseadas em web ou em
servidores - supondo que o usuário queira manter a conta de e-mail do
trabalho e adicionar um endereço do Gmail, por exemplo. Vá na página de
Ajustes e, na aba Mail, Contatos e Calendários, toque em Adicionar
Conta. Haverá uma lista com seis opções, desde Microsoft Exchange até
AOL.

Após digitar os dados da conta, salve. Isso deve fazer com
que ela conste na seção de contas de e-mail logo abaixo da primeira que
foi configurada. Caso haja outras contas, basta repetir o processo para
ter todos seus e-mails na tela do iPad.

Atalhos

O teclado integrado do iPad é adequado para quase todos os modos de
entrada, como e-mail e endereços de Internet, mas não pode ser comparado
com um bom e velho teclado mecânico para redigir textos mais longos.
Ainda assim, alguns atalhos podem deixar a digitação na tela um pouco
mais fácil:

- Aperte a barra de espaço duas vezes ao fim de uma
frase para adicionar um ponto e um espaço antes de começar uma nova
sentença.

- Segure a tecla de uma letra para exibir caracteres
especiais que estejam disponíveis (segurar o “C” para obter o cedilha
“Ç”, por exemplo).

- Precisa do símbolo do euro (€)? Segure o
botão do dólar por alguns segundos e o iPad irá fornecer cinco escolhas
com símbolos monetários.

- Ao segurar o botão “.com” do iPad, ele também fornece os domínios .edu; .net e .org.

Removendo aplicativos

Com tantos aplicativos disponíveis na loja online da Apple, é fácil
abarrotar o dispositivo com aplicações. Para acabar com aqueles
programas indesejáveis que não estão mais sendo usados, basta segurar o
dedo em cima do ícone de um aplicativo, e, assim que ele começar a
tremer, um “X” irá surgir no canto do programa. Toque nesse X epara se
livrar dele. Não esqueça de também apagar o software no iTunes do
computador, ou ele será reinstalado da próxima vez que o iPad for
sincronizado.

Nova assinatura

A assinatura padrão do iPad é “Enviado do meu iPad”. Essa declaração, um
tanto quanto esnobe, aparecerá em todas as mensagens que forem enviadas
do dispositivo. Uma vez que o entusiasmo da compra do iPad tenha
passado, talvez seja a hora de mudar essa informação.

Vá até Mail, Contatos, Calendários na página de Ajustes e então escolha
Assinatura. O usuário pode escrever o que bem entender para servir de
assinatura, ou deixar o campo em branco, caso queira manter o anonimato.


Silêncio!

Para aqueles que odeiam
quando o computador emite sons e cliques quando digita ou ao receber
novos e-mails, o silêncio pode ser uma dádiva – e preserva sua sanidade.
Vá na página de Ajustes, entre em Geral e escolha Sons.

Nessa seção é possível desativar os sons que são tocados ao receber um e-mail,
ser lembrado de um evento no calendário ou ao destravar o iPad - até
mesmo os cliques do teclado podem ser desativados. Caso não queira
desligar totalmente os sons do tablet, você pode pelo menos diminuir o
volume.

Retirado de: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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